Curso de Treinadores de Atletismo de Grau I – Coimbra
A Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) irá realizar o Curso de Treinadores de Atletismo de Grau I, reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Com o objetivo de reforçar a aposta na formação, um dos pilares fundamentais passa pela competência técnica de quem acompanha diariamente os nossos jovens atletas. Assim, este curso vem responder a uma lacuna gravíssima existente no Atletismo de Coimbra, que consiste na falta de Treinadores de Atletismo reconhecidos pelo IPDJ na maioria dos clubes de Atletismo da ADAC.
Para além disso, também quem não tem qualquer ligação a nenhum clube de Atletismo mas que sempre demonstrou um gosto especial pela modalidade pode frequentar este curso e, quem sabe, futuramente contribuir para a melhoria da formação do Atletismo em Coimbra como interveniente direto – neste caso, como Treinador de Atletismo.
As inscrições encontram-se abertas desde o dia 1 de setembro e permanecerão até ao dia 29 de setembro de 2025. O curso terá o seu início da fase letiva a 30 de setembro, terminando a 22 de novembro de 2025. As componentes teóricas decorrerão durante a semana em regime pós laborar e on-line. Quanto às aulas mais práticas, decorrerão ao fim de semana em regime presencial, em sistema rotativo nas diversas infraestruturas do Distrito de Coimbra.
Para mais informações (inclusive para procederem à vossa inscrição), poderão consultar o seguinte link: https://fpatletismo.pt/atletismo/geral/2025/09/curso-de-treinadores-de-atletismo-de-grau-i-coimbra/
Em caso de qualquer dúvida adicional, deverão contactar-nos por e-mail (geral.adacoimbra2018@gmail.com) ou telefonicamente (239 721 047 – Sede ADAC | 910 424 282 – Funcionária ADAC | 913 869 886 – Presidente ADAC).
A Direção da ADAC relembra que em Portugal a atividade de dar treinos de Atletismo é regulada pelo Decreto-Lei nº 117/2023, de 20 de dezembro, que estabelece o regime jurídico da formação desportiva e exige que os treinadores possuam as qualificações e a certificação adequadas para a modalidade, incluindo a obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD). O exercício ilegal da atividade pode resultar em interdição da atividade por até dois anos e sanções contraordenacionais.
