Fundação da Confederação de Desportos de Coimbra (CDC)
A ideia de formar um organismo distrital que agrupasse as várias modalidades desportivas á época denominadas por “desportos pobres” – todos, com excepção do futebol – e, mais tarde, a sua constituição legal como “Confederação de Desportos de Coimbra”. Em Setembro de 1940, começaram a aparecer, insistentemente, artigos de opinião para a situação em que encontravam aquelas modalidades.
A 13 de Dezembro de 1940, uma “Comissão de delegados dos principais clubes da cidade” promoveu uma reunião para debater o assunto com os dirigentes das associações e dos clubes. A reunião decorreu na sede da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) e estiveram presentes representantes das associações e clubes existentes, resultando a nomeação de uma comissão organizadora, que ficou encarregada, igualmente, de elaborar uma proposta de estatuto para a Confederação de Desportos.
A 13 de Março de 1941 é aprovada a proposta de estatutos da nova confederação, sendo os fins estatutários do novo organismo “orientar todos os desportos praticáveis em Coimbra e sua região, com exclusão do futebol e daqueles cujas assembleias gerais das respectivas associações já existentes não lhe dêem a sua adesão”.
Em 24 de Abril de 1941 foram eleitos por unanimidade os primeiros corpos gerentes da CDC e foi constituída a estrutura orgânica da instituição, subdividida em secções das quais constava o Atletismo. A 18 de Maio de 1941 foram realizados os primeiros campeonatos de Atletismo para iniciados.
Da Confederação de Deportos de Coimbra à Associação de Desportos de Coimbra (ADC)
Em 03 de Agosto de 1943, é publicado o decreto nº 32946, com o regulamento da Direcção- Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar, que contem normas que entram em choque com a estrutura organizativa da CDC.
A 24 de Novembro de 1943 por proposta da direcção, aprovada por unanimidade, a CDC passou a denominar-se ADC, ajustando os seus estatutos de acordo com o Decreto em vigor. Por esta altura a ADC alargava os seus horizontes geográficos e, progressivamente, albergava todo o desporto “pobre” da região centro, pelo meio ficam muitos anos de crescimento e actividade em prol do desporto amador.
Da extinção da Associação de Desportos de Coimbra à fundação da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC)
A extinção da ADC ocorreu porque a associação foi vítima, essencialmente, do desenvolvimento, a todos os níveis, nomeadamente organizativo, dos vários desportos que a integravam. O desejo de autonomia das modalidades ditou o afastamento sucessivo do organismo coordenador, a começar pelo Atletismo, que no 2º semestre de 1977, em reunião de clubes aprovou, com o voto contra do Clube de Futebol Santa Clara, a criação da Comissão Organizadora da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. Essa Comissão foi constituída por: Manuel de Oliveira Gomes, António Carlos Gomes da Silva Guerra, José Lopo Moacho, Celso Marques Teixeira Dias e Fernando José Pratas Loureiro.
A 13 de Janeiro de 1978 foi fundada a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra ao abrigo do Decreto Lei nº594/74, de 07 de Novembro (DR nº 55 III Série de 07 de Março de 1978).
A ADAC tem a sua sede no 3º Piso do Estádio Cidade Coimbra, na Cidade de Coimbra.
Bibliografia: Arquivo da Universidade de Coimbra